O defensor entrega a bola para o atacante e os dois jogam 1 contra 1. Do nosso ponto de vista, se o atacante for esquerdino, o defesa deve encaixar o seu pé direito com o pé esquerdo do atacante, evitando que este arranque com o pé esquerdo mediante a utilização de passo direto (direct step) ou passo cruzado (cross over step). Deste modo impede-o de arrancar com o pé mais forte (esquerdo). O contrário é aplicável para os atacantes destros. O defesa deve sempre manter um braço de distância do atacante, mas aplicando devidamente a barra defensiva e evitando fazer falta. Contudo, inicialmente pode-se permitir que os jogadores cometam falta à vontade para desenvolverem agressividade.
Não obstante esta filosofia, deve-se direçionar o atacante sempre para o canto, ao mesmo tempo que se protege a penetração pelo meio e o lançamento. O objetivo final consiste em conter a bola e não em roubá-la. A ideia do defesa é atacar, atacar e atacar, obrigando o atacante a tomar decisões erradas, nomeadamente ficar de costas para a tabela. Neste caso aproximámo-nos com ainda mais agressividade, obrigando-o a manter-se ao máximo de costas. NB: O atacante dispõe, no máximo, de 3 dribles. O mesmo exercÃcio pode ser aplicado no meio campo, aumentando o número de dribles para 5 ou 6, consoante a capacidade dos atacantes. Pode também ser aplicado no extremo, mantendo a mentalidade atacar, atacar e atacar e direçionando o atacante para o canto.
This practice has no coaching points
This practice has no progressions
Here are the 5 ways that you can kickstart your 2025 in the correct way with Sportplan and make this the best coaching year you have had!
How did the Modern Olympics originally begin and why are they so culturally significant today?
The Professionalisation of Netball is changing the game. Here is how it is helping to develop the sport.